Vale a pena fazer curso online?

0

Entenda os motivos e veja se vale a pena fazer curso online!

Vivemos em uma era altamente tecnológica. Todo o tempo há pessoas conectadas e trocando informações a todo o momento. O mundo virtual é cheio de oportunidades para aqueles que desejam crescer tanto profissionalmente, como ser humano. Há muita informação de qualidade, só é preciso filtrá-la.

A educação também seguiu a evolução e atualmente explora bem essa tecnologia. Principalmente no que diz respeito a educação a distância.

Mas será que vale a pena realizar um curso online? Será que é possível obter um aproveitamento profundo dos conhecimentos:

Evolução da educação a distância

A Educação a distancia (EAD) avança de maneira avassaladora no Brasil. A cada dia mais o número de adeptos cresce. E a perspectiva é que nos cada vez mais haja um crescimento ainda maior.

Os cursos a distância não foram criados agora, eles apenas se aprimoraram. Inicialmente as pessoas faziam seus cursos por correspondência. Inscreviam-se e recebiam todo o material didático impresso e autoexplicativo em suas casas. 

O Instituto Universal Brasileiro é o principal representante deste segmento. Os materiais de cursos profissionalizantes eram enviados pelos Correios.

Por volta dos anos 70, além do material escrito, surgiram as aulas em vídeos VHS. Programas de TV também foram criados com o objetivo de ensinar. Como exemplo, é possível citar o Telecurso.

Atualmente, estamos na fase onde a principal característica é a tecnologia integrada. Nesta fase, temos todos os tipos de canais de comunicação. Há material impresso, materiais em vídeos e aulas em tempo real.

Vale a pena fazer curso online?
Vale a pena fazer curso online?

O que é a Educação a Distância?

A EAD caracteriza-se pela separação do professor/tutor x aluno. E dentro desse contexto todo o tipo de canal de comunicação é utilizado, a fim de que minimize os prejuízos causados por essa distância.

Os cursos online possuem várias finalidades: certificação, graduação, extensão e especialização. Mas não importa o objetivo, o curso vai contribuir para a sua formação, trazendo conhecimento na área e se tornando um diferencial em sua carreira.

Muitas pessoas ainda desacreditam do ensino a distância. Acreditam que o conteúdo seja raso e que não há aprendizado profundo, mas não é bem assim.

A tendência é que esses pensamentos se tornem cada vez mais raros, visto a tantas oportunidades de cursos online oferecidas por instituições de ensino reconhecidas no mercado. Isso aumenta a credibilidade da modalidade e gera mais segurança ao aluno.

O curso a distancia possui a mesma capacidade do curso preferencial. Mas com a comodidade de ser assistindo em qualquer lugar onde o aluno estiver.

As principais vantagens se vale a pena fazer cursos online

Os cursos a distância oferecem diversas vantagens e benefícios:

Acessibilidade e flexibilidade

Acessibilidade é um conceito muito importante. Significa você incluir pessoas com algum tipo de dificuldade. Com isso pessoas com dificuldade motora podem se aperfeiçoar sem sair de casa, a legenda para deficientes auditivos e os podcasts para deficientes visuais.

A maioria deles também não exigem que as pessoas tenham computadores, é possível realizar o curso por aparelhos celulares. Muitas pessoas não possuem computadores, apenas aparelho celular que tem custos mais baixos.

A flexibilidade também outra palavra de extrema importância. Coisa que não é muito possível em cursos presenciais.

Na modalidade online, o aluno escolhe o melhor horário para estudar e assim ele aperfeiçoa seu tempo. Essa é uma das grandes vantagens do estudo pela internet. Muitas vezes por ser um aprimoramento profissional pode até ser feito na hora do expediente. Depende apenas da liberação entre o aluno e a empresa onde trabalha.

A escolha do horário e a comodidade da escolha do local são os diferenciais e os pontos cruciais na hora de escolher o ensino à distância.

Leia também → Curso para horas complementares

Metodologia diversificada

Vários métodos de ensino podem ser utilizados. Desde web conferências, grupos de estudos, infográficos, vídeos, e-books e até jogos digitais.

A evolução da educação mostrou que não mais aprendizado só naquele conceito de um professor em frente a sua turma entregando informações ao aluno.

As metodologias estão cada vez mais diversificadas. Isso gera uma melhoria na qualidade do aprendizado, criando no aluno um senso crítico e uma maior autonomia.

Isso auxilia no reforço do senso de responsabilidade, visto que o aluno é responsável por categorizar e organizar seu tempo de estudo.

Facilidade na interação

Para facilitar a interação é preciso diversificar os canais de comunicação, como correios eletrônicos, quadro de avisos, mensagens, áudios ou chamadas de vídeo.

Quando há uma interação entre o tutor e aluno, ele deixa o canal aberto. E assim ele poderá entender as necessidades de seus alunos.

Economia de custos

Comparada ao curso presencial, o custo do curso à distância é reduzido. Pois o gasto com infraestrutura física é menor, bem como gastos com deslocamentos.

Além dos custos indiretos, que é o uso do tempo convertido em produção. Por isso os cursos online são mais baratos que os cursos presenciais.

Além das despesas com transporte e alimentação.

Incentivo constante

O curso à distância propicia uma maior diversidade de temas e recursos, fazendo assim que o aluno se motive constantemente. Há sempre novos materiais que levam os alunos a se motivarem.

Nos cursos online, os alunos são sempre recompensados quando completam suas tarefas.

Geralmente, os tutores fazem elogios aos trabalhos ou dão dicas a serem empregadas em exercícios futuros. Isso estimula ao aluno a continuar e a romper seus próprios limites.

ESCOLHER CURSO

Aceitos pelas empresas

As organizações tem acompanhado o avanço tecnológico e modernizado cada vez mais. Os processos tem sido otimizados na busca de diminuir custos, aumentar a margem de lucro e estar a frente da concorrência. E a qualificação de funcionários não fica de fora deste avanço.

Muitas empresas incentivam a qualificação do seu quadro de colaboradores, muitas inclusive oferecem treinamento a distancia através de suas proporias plataformas.

O importante não é a modalidade do curso escolhido e sim o foco do curso. Procure escolher cursos que irão trazer benefícios para sua área de atuação atual. Ao menos que você deseje mudar o foco da sua carreira e procurar novas áreas.

Leia também → Curso LGPD Online

Tempo de duração

Devido a correria no dia a dia, precisamos otimizar nosso tempo. São muitas tarefas a ser feitas em 24 horas, e isso difulta a vuda de quem precisa estudar.

Quanto mais tempo demorar em se qualificar melhor se colherá os frutos deste aprendizado.

Sem que haja comprometimento da qualidade, o curso online entrega conhecimento em um menor espaço de tempo.

Os cursos de certificação são um ótimo exemplo. Eles costumam ter uma duração bem menor, mas sem deixar de qualificar o profissional.

Participação, interação e discussões mais aprofundadas

Outra vantagem dos cursos online é a o aumento na participação e interação dos alunos. As discussões e os questionamentos são sempre estendidos a todos. Nos fóruns e grupos de discussão todos tem espaço para manifestarem suas questões e seus posicionamentos.

Ao contrario do que ocorre em cursos presenciais, nos cursos a distancia há monopolização das aulas por grupo de alunos, há espaço para interação de todos.

Todos os alunos possuem acesso ao material, as aulas e aos professores de igual forma. Por essa e tantas razões, vale a pena fazer um curso online.

Nessa modalidade, as discussões podem ser mais aprofundadas porque elas não se restringem ao horário padrão das aulas. A qualquer horário é possível entrar nos fóruns e grupos de discussão e deixar claro seu posicionamento ou então tirar dúvidas que porventura possam surgir.

Sem duvidas os cursos online são mais democráticos e permitem a todos falar, explorando assim o aprendizado de todos.

Leia também → Como Fazer Uma Redação Do Enem

Maior foco nas aulas

Já que não há presença física de todos, não há também riscos de papos paralelos. Algo muito comum em cursos presenciais.

Isso acarreta o foco maior por parte do aluno, no que realmente interessa, no conteúdo.

Isso tudo deixa o aluno mais próximo de avaliar seu aproveitamento e sua real evolução.

Como escolher a modalidade ideal?

Apesar de todas essas vantagens, só o aluno poderá dizer qual a melhor escolha.  Cursos a distancia exigem disciplina, dedicação, concentração e foco.

Por não ter uma obrigação de presença física, muitas pessoas esquecem separar um momento no seu dia pra se dedicar ao aprendizado. Então é preciso separar os horários para assistir as aulas, entregar trabalhos e avaliações na data correta. A maioria dos cursos estabelece tempo de conclusão.

Caso isso não seja um problema, certamente vale a pena fazer um curso online.

A escolha da Plataforma de Ensino

É importante escolher uma plataforma de ensino com credibilidade e experiência no mercado. Por isso procure sempre conhecer as referências e reputação da plataforma escolhida.

Credibilidade e qualidade não são sinônimas de preço alto. Um curso de qualidade será aquele que ofereço um conteúdo que seja compatível com o preço cobrado. E que este conteúdo te traga um diferencial de aprendizado.

A educação a distancia propicia um contato continuo com aprendizagem, de forma simples e rápida. Pois os conhecimentos podem estar ali a mãos, muitas vezes a qualquer tempo. Com poucas horas diárias é possível gerenciar e acrescentar conhecimento sua profissão.

Vale a pena fazer curso online ?

Se você chegou até aqui vi todos os benefícios de realizar um curso online. E aqui você encontra mais de 2000 cursos online grátis com certificado válido em todo o Brasil. Em mais de 30 áreas de estudo!

Então matricule-se agora num dos nossos cursos, pois já percebeu que vale a pena fazer um curso online.

ESCOLHER CURSO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais