O que são Riscos Ambientais

0

Você já ouviu falar em riscos ambientais? E NRs? Sabe o que significam? Tem vontade de saber mais sobre esse assunto? Então, esse artigo é para você. 

Muito se tem falado sobre riscos ambientais, mas, diferente do que muitas pessoas pensam, ou mesmo, do que o próprio nome sugere, riscos ambientais dizem respeito aos perigos presentes no ambiente de trabalho. 

Pois é, dizem respeito a riscos como agentes físicos, químicos e biológicos que, dependendo de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição, podem causar graves danos à saúde do trabalhador.  

E NRs, sabe o que significam? Então, elas são siglas para Normas Regulamentadoras, as quais servem para regulamentar, ou seja, criar leis e fornecer orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador.

Nesse sentido, os riscos ambientais estão dentro da chamada Higiene Ocupacional, nesse caso, se enquadrando como NR 9, e classificados em 5: 

  • químicos, 
  • físicos, 
  • biológicos, 
  • ergonômicos
  • acidentes. 

A preocupação com a higiene ocupacional é tanta que cada uma dessa classificação recebe uma cor diferente, justamente, para facilitar a identificação pelos trabalhadores. Por isso, é indispensável que seus clientes trabalhem com profissionais capacitados. 

Por isso, na legislação brasileira, já existe o (PPRA), sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que visa antecipar, reconhecer, avaliar e controlar possíveis acidentes e riscos, que podem ocasionar danos à saúde dos trabalhadores. 

O que são Riscos Ambientais

Tipos de riscos ambientais

A NR9, Norma Regulamentadora 9, classifica os riscos ambientais em 5, separando-os por cor para que sejam mais fáceis de identificar. 

Os riscos são: 

  1. Químicos (cor vermelha): riscos de substâncias ou produtos entrarem no organismo do profissional, por meio das vias respiratórias, absorção da pele ou ingestão, existindo um limite tolerável para a exposição, que é definida pela toxicidade de cada agente químico. 
  2. Físicos (cor verde): a NR 9 também define um limite de tolerância para os riscos físicos que são calor, frio, pressão, ruído, umidade, radiação e vibração. 
  3. Biológicos (cor marrom): quando o profissional precisa lidar com fungos, bactérias, vírus e demais microrganismos que possam prejudicar sua saúde. 
  4. Ergonômicos (cor amarela):  riscos identificados pela AET (Análise Ergonômica do Trabalho), relacionados à má postura, posto de trabalho inadequado, levantamento de peso e outras atividades que exijam esforço físico constante e repetitivo. 
  5. De Acidentes (cor azul): são aqueles relacionados às condições perigosas que podem ocasionar em acidentes, como má iluminação, operar maquinários sem os EPIs corretos ou treinamento, trabalhos em altura, com eletricidade, etc. 

E é isso, desde que foram criadas, em 1978, as NRs conseguiram diminuir, e muito, mortes e acidentes de trabalho, padronizando, fiscalizando e fornecendo orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e à medicina do trabalho.

Com as NRs, é possível mapear riscos no ambiente de trabalho, salvando vidas e tornando a execução das atividades mais segura para todos. 

Por isso, é tão importante trabalhar de acordo com as NRs e a legislação, com colaboradores treinados e preparados para lidar com o que der e vier. 

Como se prevenir e ter o controle dos riscos ambientais 

A prevenção de riscos ambientais é um tema muito importante, ligado à diferentes setores, e para prevenir e controlar riscos ambientais é preciso que as empresas sigam 4 passos fundamentais: 

1 – Antecipação: é realizada uma análise das instalações, métodos e processos de trabalho, identificando os potenciais riscos e introduzindo medidas de proteção para a sua redução ou eliminação. 

2 – Identificação/Reconhecimento: identificar riscos é fundamental na prática da higiene do trabalho, definindo as melhores estratégias de controle.  

3 – Avaliação: dimensiona-se e avalia os riscos presentes no ambiente de trabalho, tudo que pode causar lesões e danos, para identificar as melhores medidas de prevenção e proteção. 

4 – Prevenção e Controle: são implementadas as estratégias para eliminar ou reduzir a níveis aceitáveis a presença de agentes de riscos ambientais no local de trabalho. 

Como se qualificar em NR9

Embora as empresas tenham, por lei, obrigação de treinar seus colaboradores, certamente, quem apresentar qualificação no currículo já sai na frente em qualquer disputa por vaga no mercado de trabalho. 

Poder apresentar no currículo um curso de NR 9, com certeza, é um diferencial que o colocará na frente em qualquer vaga que exija qualificação em Riscos ambientais.  

A boa notícia é que hoje já é possível encontrar cursos das mais variadas NRs, inclusive NR 9, de forma online e, até mesmo, gratuita. 

E então, o que está esperando? Saia na frente, destaque seu currículo com um curso de NR 9! 

Matricule-se agora e bons estudos!

Leia nosso artigo sobre O que é Gestão de Pessoas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais