O que é Gestão de Pessoas

0

Você já ouviu falar em gestão de pessoas? Sabe o que isso significa? Tem interesse pelo assunto? Então, continue lendo!

Investir em uma boa equipe, comprovadamente, é um passo para o sucesso de qualquer empresa, e é exatamente aí que entra a gestão de pessoas, prática cada vez mais fundamental para o crescimento das empresas, aproveitando de forma eficaz os talentos contratados, garantindo melhores resultados.

Mas, afinal, o que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é a área responsável por administrar o capital humano das empresas, se valendo de técnicas de recursos humanos para alcançar suas metas.

O que é Gestão de Pessoas?

Para isso, é necessário saber identificar os perfis mais adequados para as funções e alinhá-los com o planejamento estratégico da empresa.

Quais os objetivos da gestão de pessoas:

Dentre os muitos objetivos, podemos destacar os seguintes:

  • Através de ações dos Recursos Humanos, ajudar a organização a alcançar de suas metas,;
  • Ajudar a desenvolver uma cultura de alto desempenho;
  • Garantir que a organização conte com pessoas talentosas e qualificadas;
  • Criar uma relação positiva entre a empresa e os funcionários;
  • Incentivar uma conduta ética.

Como fazer uma gestão de pessoas estratégica?

Ficou lá para trás o tempo em que as áreas de Recursos Humanos e departamento pessoal só se preocupavam com folhas de pagamento, papeladas, enfim, processos burocráticos.

Agora, é fundamental que esses departamentos se apoiem em estratégias alinhadas à gestão. Nesse sentido, o novo RH deve atuar desenvolvendo pessoas, sugerindo melhorias e garantindo o uso das melhores ferramentas para o crescimento da empresa.

O novo RH tem como foco principal o capital humano, valorizando cada profissional e suas reais qualificações, colocando as pessoas à frente dos lucros. 

Nesse sentido, para garantir uma gestão de pessoas mais estratégica e que possa contribuir efetivamente para o sucesso da empresa, é preciso conhecer os profissionais e suas qualificações, assim como, o que elas podem trazer de contribuição para o alcance das metas.

Qual a importância da gestão de pessoas para as empresas?

Hoje já se tem a noção de que as pessoas são o bem mais valioso de uma empresa, até pelo fato de que é por meio delas que as metas são alcançadas.

Porém, o ser humano necessita de estímulos contínuos para identificar oportunidades e desenvolver um bom trabalho e é aí que a gestão de pessoas se mostra fundamental,  encontrando as melhores estratégias para abranger a empresa inteira em prol de um objetivo.

Se as pessoas são o bem mais valioso, é fundamental que haja por trás as ferramentas necessárias para que elas desenvolvam, da melhor maneira possível, suas capacidades.

Benefícios da gestão de pessoas eficiente

Dentre os muitos benefícios podemos citar os seguintes:

  • Identificar e atrair talentos, garantindo a valorização dos mesmos;
  • Promover satisfação;
  • Engajar pessoas;
  • Estimular o comportamento em equipe;
  • Dar senso de propósito;
  • Incentivar a inovação e a criatividade;
  • Dar suporte aos líderes;
  • Acompanhar a evolução pós treinamento;
  • Incentivar boas práticas de integração;
  • Criar políticas favoráveis;
  • Aumentar a produtividade no trabalho.

O que é preciso para trabalhar com Gestão de pessoas

Se interessou? Quer seguir carreira como profissional de Gestão de Pessoas? Para trabalhar nessa área, precisa ter um bom conhecimento de Psicologia, Administração de Empresas e Gestão

É possível ingressar na carreira de Gestão de Pessoas com o curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, o qual tem duração média de dois anos, com disciplinas abordando temas como: Administração, Psicologia, Relações Trabalhistas, Contabilidade e Informática. O curso capacita o profissional a desenvolver e gerenciar planos de carreira dos funcionários, analisar estratégias institucionais, elaborar planos de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal.

Mas, também é possível procurar qualificação através de cursos online gratuitos, através dos quais poderá conhecer ferramentas e técnicas para planejar, aumentar o desempenho e reduzir custos no setor de Recursos Humanos. 

Com cursos livres, muitos deles online e até gratuitos, poderá aprender como funciona o setor de Recursos Humanos em relação a treinamentos, desenvolvimento, comunicação e avaliação de desempenho.

Geralmente, os cursos livres de Gestão de pessoas abordam temas como: Gestão de pessoas e seus aspectos fundamentais; Manutenção de RH; Treinamento e Desenvolvimento; Avaliação de desempenho; entre outros.

No mais, vale apostar em outros cursos que possam trazer ainda mais diferenciais na hora de disputar uma vaga de emprego, existindo muitas opções que, paralelo ao curso de gestão de pessoas, com certeza, poderão contribuir para seu sucesso.

Então está esperando o quê?

Matricule-se agora e bons estudos!

Leia nosso artigo sobre o Curso de Gestão no Serviço Público Online Gratuito!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais