Educação especial e inclusiva

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Educação especial e inclusiva

Não é de hoje que a sociedade discute a inclusão nas escolas, um importante passo da Educação e que vem ganhando força nos últimos anos.

A educação inclusiva é muito importante, principalmente, por agregar, por permitir não só o convívio e aprendizado de estudantes especiais em uma escola regular, mas que, também, que ele possa se desenvolver como parte integrante da sociedade.

Embora não exista nenhum curso acadêmico que prepare o professor para lidar com a inclusão, é preciso que ele recorra a cursos, congressos, workshops e, é claro, muita pesquisa e leitura, como forma de se manter atualizado e preparado para atender, da melhor forma possível, essas crianças.

Vale ter em mente que a Educação Inclusiva é uma metodologia pedagógica que relaciona noções da educação regular com a educação especial, com o objetivo de integrar todas as crianças de uma  turma, de forma natural e mais humana.

Educação especial e inclusiva

Mas, afinal, o que é Educação Inclusiva e Especial?

A Educação inclusiva, na verdade, é um processo social, no qual as crianças especiais, como são chamadas as crianças com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, têm o mesmo direito que qualquer outra criança, a frequentar a escola, o mais próximo possível do normal.

Ou seja, é uma modalidade de ensino que preza por valorizar as diferenças, com o devido respeito e reconhecimento de suas necessidades..

Por outro lado, a Educação Especial já é voltada, exclusivamente, para crianças especiais, com deficiência e condutas típicas, trabalhando suas habilidades,  podendo abranger os diferentes níveis e graus do sistema de ensino.

Mas qual a diferença entre Educação Inclusiva e Especial?

Então, podemos dizer que a diferença é justamente a Inclusão! 

Se de um lado temos a educação especial, com um ensino totalmente voltado para alunos com deficiência, do outro, temos a educação inclusiva, que acredita que não deve haver segregação entre as crianças, ou seja, todos os alunos, com ou sem deficiência, devem ter as mesmas oportunidades, poder conviver e aprenderem juntos. 

Ou seja, a inclusão defende que a inclusão deve garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino, eliminando qualquer tipo de obstáculo que possa limitar a aprendizagem e participação dos alunos no processo educativo.

É preciso saber que as instituições especializadas contam com professores que possuem formação complementar e, também, materiais e equipamentos voltados para atender algumas demandas dos alunos. 

O que podemos concluir, portanto, é que os objetivos da educação especial são os mesmos da educação tradicional, porém, a forma de lidar com as necessidades de alunos especiais é que pode fazer toda a diferença, já que o professor que defende a inclusão nem sempre está preparado para as limitações de crianças com deficiência, que pode ser de todo o tipo.

Outra questão que vale ressaltar é de que a diversidade não caracteriza uma Educação Inclusiva. Pois uma instituição de ensino pode ser um espaço diverso, acolher crianças de diferentes raças, vivências e realidades, mas não ser inclusiva. Ela só pode ser chamada de inclusiva se desenvolver um senso de pertencimento e de participação entre todos os seus alunos. 

O futuro das Escolas Especiais 

Muita gente se pergunta se as escolas especiais irão acabar.

Vale saber, que na Itália, desde 1977, todas as escolas especiais foram abolidas, fazendo com que as crianças especiais fossem para o sistema regular de ensino, no Brasil, no entanto, ainda existem escolas especiais. 

Escola Inclusiva no Brasil

Embora ainda existam no Brasil escolas especiais, já temos escolas inclusivas, também, as quais recebem a todos, independente das diferenças e, mesmo se propondo a receber crianças sem qualquer distinção, elas não estão preparadas para ensinar e lidar com as particularidades de cada necessidade apresentada.

Portanto, apesar da boa vontade, falta desde uma boa infraestrutura à uma adequada formação profissional de toda a equipe. 

Por isso, por enquanto, as escolas especiais ainda se apresentam como uma boa opção em alguns casos, principalmente, os de deficiências mais severas.

O que se espera, no entanto, é que as escolas preparadas para a educação especial, se transformem em centros de recursos para apoiar o ensino inclusivo em todas as instituições de ensino.

Política Nacional de Educação Especial 

Vale saber que, em 2008, o Grupo de Trabalho da Política Nacional de Educação Especial criou um documento, justamente, para garantir o acesso de crianças especiais à escola regular.

Embora a inclusão ainda esteja engatinhando por aqui, ao menos, já há um movimento bem expressivo procurando tornar realidade a presença de crianças, sem qualquer distinção, em escolas regulares. 

Desafios da Educação Inclusiva

Sem dúvida, muitos são os desafios a enfrentar até tornar a inclusão uma realidade no Brasil, dentre eles, podemos destacar:

–  Treinar adequadamente os professores, através de seminários, workshops ou cursos online.

– Criar uma rede de apoio envolvendo alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais especializados (fisioterapeutas, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos etc). 

– Contar com uma boa infraestrutura e materiais adequados.

Cursos online, uma ótima alternativa

Felizmente, atualmente, já podemos contar com muitas opções de cursos voltados para a preparação de professores para que os mesmos possam atuar com crianças especiais, ou seja, cursos de Educação Inclusiva ou Educação Especial.

Sem dúvida, investir em cursos online, na maioria das vezes gratuitos, é a melhor forma dos professores se prepararem, obtendo todas as informações necessárias para que possam garantir uma inclusão tranquila, de uma forma segura e humanizada.

E então, o que está esperando? Saia na frente, destaque seu currículo com os cursos de Educação Inclusa ou Educação Especial! 

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