Curso de Educação Inclusiva para formação e progressão na carreira do professor

0

Curso de Educação Inclusiva para formação e progressão na carreira do professor

A inclusão dentro das salas de aulas a partir da educação infantil até o ensino médio, faz parte dos cotidiano e realidade dos professores.

Isso porque, graças a Lei da Inclusão n° 13.146 de julho de 2015, o aluno com deficiência tem o direito ao estudo dentro da sala de aula regular de ensino. Por isso, um curso de Educação Inclusiva voltado para o professor é essencial. Tanto para sua carreira como para suas práticas pedagógicas dentro de sua disciplina.

O papel do profissional da educação em uma perspectiva inclusiva, é garantir ao aluno com deficiência o acesso, a permanência e a participação em todas as disciplinas que envolve o ensino fundamental e médio.

E, consequentemente, isso acaba por criar dúvidas no professor. Pois como poderá trabalhar seu conteúdo para um aluno com deficiência intelectual, por exemplo?

Entenda de que forma o curso de educação inclusiva é um grande diferencial para os professores no texto abaixo.

Qual o papel do professor na Educação Inclusiva

Dentro de uma perspectiva inclusiva, o professor tem autonomia para realizar o seu trabalho incluindo o aluno dentro de sua disciplina, indiferente do conteúdo aplicado.

Claro, que o professor deve partir sempre do nível de cada aluno, e isso acontece indiferente se ele possui deficiência ou não. Temos como exemplo as avaliações diagnósticas feitas no início de cada ano.

O professor realiza avaliação diagnóstica para saber de onde poderá começar sua prática com determinada turma. E a partir de uma educação inclusiva, os alunos com deficiência devem ser incluídos da mesma maneira.

  1. Práticas Pedagógicas dentro da perspectiva inclusiva

Conforme já comentamos acima, é de suma importância que o professor realize um curso de Educação Inclusiva para a melhoria de sua prática pedagógica. Sendo assim, o curso de inclusão é necessário para o professor que procura por materiais atualizados sobre a inclusão e a diversidade nas escolas.

Isso porque, dentro de qualquer prática pedagógica, é essencial que a inclusão seja levada em consideração. E com isso, o professor ajudará o aluno com deficiência trabalhando suas habilidades e necessidades. Além disso, o profissional capacitado com curso de educação inclusiva faz isso sem se preocupar com aquilo que é diferente.

Atualmente, nas diferentes fases da educação de uma pessoa, a inclusão é vista como uma oportunidade. Assim, os estudantes com deficiência são capazes de aprender e superar suas dificuldades. 

Ou seja, o professor não precisa mudar seu conteúdo em relação aos outros alunos. Por outro lado, é necessário adequar os materiais. Pois assim podem ser usados por todos com igualdade e sem discriminação.

Faça um curso de Educação Inclusiva e atualize suas práticas pedagógicas.

FAÇA SUA MATRÍCULA

Curso de Educação Inclusiva para formação e progressão na carreira do professor

Curso de Educação Inclusiva para formação e progressão na carreira do professor

  1. Curso de Educação Inclusiva voltado para a progressão na carreira

Realizar um curso na área da educação já é por si próprio essencial para o aprendizado de novas práticas relacionadas à educação. Sendo assim, o professor também pode realizar cursos educacionais pensando em sua carreira e seu crescimento profissional.

No caso de professores que tenham contato com a inclusão em seu dia a dia, é muito interessante fazer um curso de educação inclusiva. Pois ao entender como trabalhar com este público no curso de educação inclusiva, o profissional é capaz de se reinventar.

E consequentemente, é mais valorizado no mercado de trabalho, seja para conseguir um melhor cargo ou até mesmo um novo emprego.

Quais profissionais devem fazer o curso de educação inclusiva?

Fazer um curso de educação inclusiva pode ser algo aplicável a diversos profissionais. Desde que tenha contato com esta área da educação, o professor ou profissional já poderá utilizar os aprendizados.

Na rede particular, o professor que tiver os olhos voltados para uma prática inclusiva de acordo com a legislação vigente, será muito mais bem-visto pelo seu empregador do que aquele que não se preocupa com a inclusão.

Inclusive é muito importante para a escola ter um profissional habilitado com um curso de educação inclusiva. Assim, o atendimento ao aluno a aos pais acontece de forma mais tranquila e harmoniosa.

Profissionais qualificados são necessários nas escolas públicas

Além de contar com professores qualificados na rede particular de ensino com um curso de educação inclusiva, as escolas públicas também precisam destes profissionais.

Por isso, cada vez mais posições em concursos públicos são abertas para professores com estes conhecimentos. Com a realização de um curso de educação inclusiva, o professor pode encontrar melhores oportunidades profissionais.

Em algumas escolas públicas existem as salas de Recursos Multifuncionais, em que o aluno deficiente frequenta em seu contraturno da sala regular. E, para essas salas é necessário que a escola possua um profissional da educação qualificado com curso de Educação Inclusiva para trabalhar.

É preciso apresentar certificação de curso de educação inclusiva?

Como os professores capacitados com um curso de educação inclusiva são cada vez mais importantes, é essencial que o profissional faça a solicitação de emissão de certificado. Afinal, caso seja preciso, é importante ter o documento oficial e válido em todo o país.

E dessa forma, o professor consegue progredir em sua carreira profissional. Além disso, estudantes de nível superior também poderá realizar o curso de Educação Inclusiva e apresentar a certificação para horas extracurriculares em sua faculdade.

Faça um curso de Educação Inclusiva grátis e aproveite todas as vantagens acima.

FAÇA SUA MATRÍCULA

  1. Conclusão

A área educacional está passando por diversas mudanças em relação a inclusão de crianças com necessidades nas salas de aula. Sempre visando as habilidades dos alunos e adequação nas atividades diversificadas em uma perspectiva inclusiva.

O professor que realiza um curso de educação inclusiva pensando em sua carreira e na prática pedagógica voltada à aprendizagem dos alunos, sempre sai na frente de seus colegas.

Por isso é tão importante que o professor de hoje se adeque às novas ideologias educacionais. E para isso, realize um curso de educação inclusiva ou outros assuntos importantes para seu trabalho.

E como uma escola inclusiva conta com diversos profissionais, como coordenadores e até profissionais da saúde, todos podem realizar o curso de educação inclusiva. Dessa forma, as crianças e adolescentes com deficiência se sentem mais confortáveis no ambiente escolar.

Por isso faça agora sua matrícula no curso de educação inclusiva. E realize seus estudos conforme sua disponibilidade, pois o curso é online, o que facilita muito o estudo do professor.


A progressão de carreira dos professores é bastante importante para que a conquista de novas e melhores oportunidades de trabalho aconteçam. E para isso, é essencial desenvolver habilidades que estejam em alta demanda. Um exemplo inclui cursos específicos para educação inclusiva, LIBRAS e comportamentos em geral.

Assim, leia no texto de hoje um conteúdo completo sobre educação inclusiva e como esta pode auxiliar na progressão de carreira dos profissionais de educação.

FAÇA SUA MATRÍCULA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais