Plano de aula online para professores

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O planejamento é uma tarefa importante em todas as ações de nossas vidas, pois ele aprimora as ações e desenha os caminhos até o objetivo final. E na atividade docente, a importância do planejamento não é diferente.

Planejar a aula é fundamental, sem ela não será possível cumprir da melhor forma todo o processo de ensino. Sem o planejamento não será possível atingir o objetivo final da educação.

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Aspectos importantes da educação

  • Formar a mentalidade científica (formação de espírito livre e crítico);
  • Tornar o educando independente (autodeterminado);
  • Torná-lo comunitário;
  • Predispor para o respeito ao próximo;
  • Informar formando (não apenas transmitir, mas construir o conhecimento).

Esses aspectos são de extrema importância, pois como disse o célebre Paulo Freire, a educação deve ser libertadora. O conhecimento liberta a mente humana. Liberta do preconceito, da discriminação e a desperta para os valores de uma justiça social.

A educação e o conhecimento devem desconstruir o ser humano a cada dia e fazer de cada um seres humanos melhores. Seres que enxergam não somente a si, mas principalmente o outro. E assim contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O professor leva o educando a pensar, questionar e criticar, para que assim haja a produção do conhecimento. O professor não é um mero transmissor, mas um gerenciador de conhecimento. Levando em consideração sempre as experiências e vivências de cada um.

Plano de aula online para professores
Plano de aula online para professores

Como motivar os alunos?

Ter alunos motivados e completamente interessados é o sonho de qualquer professor. Mas como conseguir alunos comprometidos com a aprendizagem?

Primeiramente, é preciso entender que a motivação é interna, pertence ao próprio indivíduo. A motivação impulsiona para determinada direção, fazendo com que o indivíduo busque uma realização.

Portanto, não cabe ao professor motivar o aluno, mas sim ser uma fonte de estímulo.

Para isso é importante utilizar recursos que não sejam pontuais e determinados. É necessário relacionar a experiência, valores, expectativas e interesses de cada aluno. Cada aluno terá seu processo de motivação desencadeado por fatores diversos.

O desafio do educador está em adaptar a sua aula às necessidades e realidades de cada aluno.

Para que isso ocorra é importante que o professor conheça e compreenda seus alunos. E que busque recursos que estimulem a aprendizagem de todos eles.

O que é um Plano de aula online para professores ?

Plano de aula online para professores é o planejamento de uma aula. É simples e objetivo. E pode ter subdivisões como: plano de aula educação infantil.

O plano de aula é um detalhamento do plano de curso, criando uma situação didática concreta de aula.

Veja que o plano de ensino é complementares. O plano de aula só será produzido a partir dos objetivos definidos no plano de ensino escolar.

Logo o plano de aula direciona os caminhos e as metodologias. É possível prever as dúvidas e dificuldades que surgirão. Ele evita a desorganização, a falta de sequência e as metodologias inapropriadas. 

Ele é uma ferramenta primordial para que o professor elabore a metodologia de acordo com o objetivo, utilizando os critérios de acordo com as especificidades de cada turma. Dentro dessas características, o plano de aula é flexível, e deve ser alterado conforme as necessidades.

O plano de aula é essencial para que o professor defina as ações que o farão alcançar os seus objetivos.

Sem planejamento as aulas tornam-se desinteressantes, monótonas e vazias. De acordo com as necessidades de cada aluno e o andamento da turma, é possível utilizar as melhores formas de ensino.

O plano de aula impede o improviso, pois o improviso faz o aluno ver o professor como despreparado.

Infelizmente ainda existem profissionais que não percebem a real importância do plano de aula. Assim alguns professores optam por não planejar e acabam ministrando aulas improvisadas e aplicando atividades de maneira desorganizada.

Quais elementos compõem um plano de aula?

  • Atualização de forma periódica;
  • Objetividade e clareza;
  • Conhecimento de todos os recursos disponíveis;
  • Entendimento do nível de conhecimentos dos alunos sobre o tema a ser abordado em sala de aula;
  • Interação entre a prática e a teoria;
  • Uso diversas metodologias que auxiliem e aperfeiçoem o processo de ensino-aprendizagem;
  • Flexibilização diante de situações imprevistas;
  • Pesquisas de referências em jornais, revistas, filmes e outras fontes;
  • Aulas elaboradas conforme a realidade sociocultural dos alunos.

Um excelente plano de aulas aliado a metodologias inovadoras (mapas, filmes, músicas, poesias, jogos, computador, aulas práticas, dinâmicas, etc.). Trarão aulas mais satisfatórias, onde os alunos e professores encontrem-se estimulados. Isso torna a abordagem do conteúdo agradável, facilitando assim a compreensão e o aprendizado.

Como montar um plano de aula?

Por meio do plano de aula online para professores, o docente fará uma reflexão sobre o tema a ser abordado em sala. Assim poderão identificar pontos onde seus alunos poderão apresentar certas dificuldades. E assim apresentar as soluções para esses eventuais entraves. 

Aspectos importantes na hora de montar o plano de saúde:

Reflexão sobre público-alvo

Essa deve ser a primeira coisa a ser feita antes de iniciar a montagem e redação do plano de aula. 

O professor deverá refletir sobre seus alunos. Levando em conta as necessidades, os pontos fortes e fracos de cada um.

Não importa qual seja a estratégia na abordagem de cada tema. Ela será mais eficaz se for compatível com a realidade sociocultural de cada um deles. O que funciona para um grupo de alunos pode não funcionar para outro.

É importante contextualizar todo o assunto incluindo todas as questões culturais, financeiras, físicas e sociais.

Escolha do tema 

A partir do plano de ensino, o planejamento levará em conta os objetivos e tarefas a serem apreciadas durante o ano letivo. Diante disso, o professor deverá escolher o tema a ser discutido.

Ao escolher um tema, o professor escolhe o que será abordado. Este conteúdo será detalhado e desdobrado conforme exigências do plano de ensino.

Em uma aula de história, por exemplo, “A Revolta da Vacina” poderá ser um tema importante a ser debatido.

Defina o objetivo 

O objetivo é o que será alcançado ao fim daquela aula, o que alunos devem absorver aquele conteúdo.

O utilizando o exemplo da aula sobre “A Revolta da Vacina”, o professor poderá almejar o seguinte objetivo, por exemplo: 

“Os alunos deverão compreender o que ocorreu naquele momento da história do país. E serão capazes de correlacionar a momentos atuais e entender o quão prejudicial poderá ser a sociedade, assim como foi naquele momento.”

É importante deixar claro que não há limites para os objetivos de cada plano de aula.

Definição do conteúdo a ser abordado

O conteúdo relaciona-se ao tema escolhido. Ele está subordinado ao tema e também ao objetivo.

O professor conduzirá o aprendizado por meio da exploração e a exposição de todo o conteúdo. Dessa forma visará atingir os objetivos definidos no planejamento de aula. 

Levando em conta ainda o nosso exemplo. 

“O conteúdo a ser explorado sobre a “Revolta da Vacina” abordará o local, os personagens envolvidos e objetivos da revolta”.

Tempo de duração da aula

O tempo utilizado para explorar cada tema ficará a critério do próprio professor. De acordo com o conteúdo e os objetivos escolhidos, ele poderá explorar o tema em mais de uma aula. De acordo com a complexidade de cada conteúdo, ele identifica o tempo necessário para abordá-lo com responsabilidade e eficiência.

Essa decisão também levará em conta o planejamento da escola pra o ano letivo

Seleção dos recursos

Os recursos didáticos dizem respeito aos materiais que auxiliarão o professor na prática pedagógica, facilitando assim o desenvolvimento da aula e a aprendizagem. 

Esses recursos visam estimular a motivação dos alunos e os incentivam a se interessar cada vez mais pelo tema a ser abordado.

Alguns recursos a serem utilizados:

  • Cartazes;
  • Computador, projetor e televisão;
  • Filmes, músicas, reportagens e documentários;
  • Jogos e dinâmicas;
  • Mapas;
  • Quadro branco.

Algumas disciplinas podem exigir outros recursos mais específicos. Um professor de química ou biologia poderá fazer uso de um tubo de ensaio ou microscópio, por exemplo.

Definição da metodologia utilizada

São os métodos a serem utilizados em sala pelo professor. Eles são os responsáveis por orientar e conduzir o aprendizado. Devem ser considerados de acordo com a estratégia a ser utilizada.

Algumas disciplinas funcionam melhor em aula expositiva, outras em estudo de casos ou aula de exercícios.

Aplicação de exercícios, aula expositiva (explanação), dramatização, estudo de caso, estudo dirigido, estudo de texto, mapa conceitual, painel, pesquisa de campo ou seminário, são alguns exemplos de metodologias.

Avaliação do aprendizado

A aula se conclui com a avaliação do conteúdo lecionado. Ela visa identificar se o objetivo foi atingido e mensurar a assimilação dos alunos.

Quando se fala em avaliação não significa apenas uma prova, pelo contrário, há várias formas de avaliação. Exercícios de fixação, provas orais e escritas, trabalhos em grupo, trabalhos de casa, participação em sala, são alguns exemplos de métodos de avaliação.

Informe das referências utilizadas

O professor deverá indicar as referências e fontes que foram utilizadas para elaborar seu plano de aula.

As referências não dizem respeito apenas a livros, mas sim a todos os materiais e conteúdos que servirão de base para a construção do plano de aula. Sites, e-books, revistas eletrônicas, vídeos e tudo mais que for consultado.

Adequação a um plano de aula online para professores

O planejamento das aulas online para professores merece um olhar diferenciado, visto que não há as mesmas condições de recursos das aulas presenciais.

É necessária a utilização de recursos multimídias como vídeos, slides e áudios. E o que mais puder ser utilizado para valorizar o conteúdo.

Vídeos e transmissões ao vivo são as melhores estratégias, sendo necessário levar em conta o modelo utilizado na instituição de ensino.

A interação com os alunos também é feita de forma diferenciada. Chats, fóruns e grupos de discussão são excelentes alternativas para manter esse contato.

Na hora de fechar o cronograma e a duração de cada conteúdo, lembre-se que a atenção dos alunos em relação ao online é diferente do presencial.

Esteja sempre preparado para um plano B, pois podem acontecer problemas que fujam ao seu controle e assim seja necessário readequar o conteúdo da aula.

Depois de cumprida todas essas etapas, o plano de aula estará finalizado. Apesar de ser uma tarefa relativamente simples, ela é essencial para o sucesso das aulas.

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