Curso de Libras Online e Gratuito

1

Curso de Libras Online e Gratuito

A Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como Libras, graças a Lei n° 10.436 em 2002, foi reconhecida como a língua oficial dos surdos.

E com isso, a inclusão recebeu a comunidade surda ou ainda pessoas com alguma deficiência auditiva. Como resultado, as escolas Estaduais, Municipais e Particulares começaram a aceitar estes alunos.

Sendo assim, a atualização do professor é fundamental, e dentro de uma perspectiva inclusiva, ele deve realize um Curso de Libras. Em algumas cidades, inclusive, o professor tradutor em Libras já existe nas escolas somando com o trabalho do professor em sala regular de ensino.

Já em outras regiões, existem escolas com classes de Recursos Multifuncionais, onde o aluno no contraturno escolar, frequenta essas salas para que ele aprenda além da língua materna de Libras, as disciplinas na Língua Portuguesa.

Portanto, é imprescindível que o professor de qualquer que seja a sua disciplina, possa se atualizar para receber os alunos surdos. E dessa forma incluir a sala de aula regular à sua presença.

  1. Como é possível trabalhar a inclusão não sendo fluente em Libras?

Essa provavelmente é a pergunta mais frequente entre os educadores, mas dentro de uma perspectiva inclusiva isso é possível. Por isso você vai conhecer nesse texto o Curso de Libras, e a sua importância para receber o aluno surdo em sua sala de aula regular.

Mesmo porque, segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em seu artigo 53, a criança e o adolescente têm direito à educação para o pleno desenvolvimento e o seu preparo para a cidadania. Sendo assim, o aluno surdo tem o direito a frequentar a sala de aula regular, assim como os outros alunos que não possuem nenhuma deficiência.

E nesse caso, cabe aos professores, comunidade e demais profissionais da educação, adequar o ambiente escolar para o recebimento do aluno surdo.

Por isso, um Curso de Libras é a melhor maneira para que você possa desenvolver seu trabalho de forma mais inclusiva. E além disso, participar ativamente da inclusão do aluno surdo. Somente com a habilidade de comunicação com estes alunos através de um curso de libras é que o trabalho pode ser feito corretamente.

Faça agora mesmo sua matrícula em um curso de libras visando seu aprendizado e a inclusão.

  1. Curso de Educação Continuada para a promoção da qualidade do ensino

Conforme já dissemos acima, professores precisam realizar diversos cursos de formação continuada para promover qualidade de ensino aos seus alunos.

E, a melhor maneira de realizar essa promoção é fazendo um curso na área educacional. Nesse sentido, o curso de libras é um diferencial para o professor de qualquer disciplina.

Como escolher o melhor curso de libras?

Curso de Libras para Educação Continuada de Professores grátis

De maneira geral, é preciso que você entenda o objetivo final ao realizar o curso de libras. Se a intenção for um conhecimento básico, você optará por um tipo de curso. Já caso você precise de uma capacitação mais profunda, existem cursos mais avançados disponíveis online e gratuitamente.

Para que você faça esta escolha, veja na sequência 5 cursos de libras que vão desde o básico até cursos com técnicas mais aprimoradas. A fim de desenvolver suas habilidades e entendimento do aluno surdo.

E todos esses cursos, além de gratuitos, também são realizados a distância. Ou seja, você tem a possibilidade de realizar seus estudos de acordo com o seu tempo livre e no conforto de sua casa.

1. Curso de Libras: Língua Brasileira de Sinais

Você pode iniciar seus estudos com um curso de libras com uma metodologia direta e objetiva. No curso de libras: língua brasileira de sinais, você vai conhecer o alfabeto, os numerais e os principais gestos feitos em Libras para uma primeira comunicação com o estudante surdo.

2. Curso de Libras Básico

Nesse curso de libras, você poderá dar uma melhor assistência ao aluno, pois ele visa um conhecimento mais teórico através da Língua Brasileira de Sinais. Ao final do curso você será capaz de fazer a articulação entre o educador e o aluno surdo.

3. Curso de Tradução e Interpretação de Libras

Conforme já mencionamos, com a realidade da inclusão nas escolas do mundo todo, é necessário que todas se adaptem. Assim, profissionais capacitados para serem intérpretes da Libras para o português são contratados, facilitando assim a comunicação de todos.

É possível perceber que a área abrangida pelo curso de libras também é uma grande oportunidade profissional.

4. Curso de Libras Intermediário

Visando um conhecimento técnico aos estudos dos sinais, nesse curso você aprenderá mais a fundo a comunicação por gestos. Facilitando assim, a comunicação e o aprendizado do educando surdo.

5. Curso de Metodologia do Ensino de Libras

Além dos cursos já apresentados que abordam mais a temática prática de ensino, o curso de libras focado na metodologia de ensino também é de fundamental importância. Através deste curso o professor se atualiza, e também aprende a metodologia e os materiais de ensino de libras.

Existem outros cursos para a sua formação e educação continuada. Mas todos os cursos voltados para Libras, além de poderem praticar a inclusão, são válidos para qualquer disciplina que o docente atua no ambiente escolar.

Faça a sua matrícula agora mesmo em um curso de libras e mantenha-se capacitado no mercado de trabalho.

  1. O Curso de Libras para a ascensão da carreira profissional

O professor atualizado, que busca pelo conhecimento e aceita os desafios constantes em sua profissão, possui mais chances de ser promovido dentro do ambiente escolar.

Isso porque um professor intérprete que possui o curso de libras, terá um papel fundamental na escola em que trabalha. Afinal, poderá ajudar tanto a criança surda, como a comunicação e inclusão dela dentro do ambiente escolar.

Além disso, cursos de qualificação profissional são diferenciais em currículos. Sendo assim, ao procurar por uma oportunidade de emprego, aquele mais preparado e qualificado com certeza terá mais oportunidades em sua carreira.

Sem contar que o curso de libras também pode ser usado para evolução funcional do educador dentro das esferas Municipais ou ainda em títulos para concursos públicos.

Comece a estudar gratuitamente em um curso de libras e solicite o certificado de comprovação ao final.

Conclusão sobre o Curso de Libras Online e Gratuito

Como você entendeu neste texto, a inclusão faz parte da rotina e vida escolar de muitas pessoas. São profissionais da educação, alunos, professores, coordenadores e todos aqueles envolvidos no ambiente escolar.

Sendo assim, um curso de libras visando o desenvolvimento pleno do aluno surdo é essencial para o professor. Pois conseguirá compreender todas as necessidades do educando. Por isso dentro de sua área de atuação, seja qual for a disciplina, um curso de libras é fundamental para a sua formação complementar.

E além disso ainda contribuem para um mundo onde a inclusão e a diversidade façam parte da rotina com igualdade de valores e aprendizagem.

Mesmo porque, a educação é um direito de todos. E o professor é o melhor profissional para desenvolver nas pessoas a qualidade e o conhecimento visando a inclusão dos alunos surdos ou com qualquer tipo de deficiência.

Por isso, faça agora mesmo a sua matrícula em um curso de libras e aprenda a Língua Brasileira de Sinais.


A inclusão em escolas é um grande foco atualmente, pois as instituições de ensino básico estão se adaptando para receber da melhor forma possível os alunos com dificuldades de aprendizado. No caso das crianças surdas, além de uma estrutura escolar preparada, também é essencial que existam professores capacitados para a comunicação diária.

Por isso, apresentamos neste texto 5 cursos focados no aprendizado de LIBRAS. Dessa forma o professor pode se manter capacitado através de educação continuada, e ainda se capaz de se comunicar com os alunos surdos.

1 comentário
  1. Tereza Cristina Correia Cota Diz

    Sou professora e gostaria de fazer o curso de libras. Quero passar por todas as etapas e me capacitar bastante para trabalhar com crianças surdas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais