Como Fazer uma Redação do Enem

0

O rascunho é importante de Como Fazer uma Redação do Enem bem-sucedida!

A estrutura de redação do Enem é diferente de outros exames de admissão, porque pede que os candidatos tenham uma visão crítica ou aplicada dos assuntos atuais. Este é um texto fundamentado em dissertativo-argumentativo.

O foco do MEC inclui a criação de uma tese sobre o tópico apresentado no tema da redação. Depois, você precisa manter um ponto de vista (introdução); Argumentos (Desenvolvimento); e uma proposta de intervenção (conclusão). Esta é a regra oficial de como fazer uma redação do Enem.

A estrutura de como fazer uma redação para o Enem escolhida pela maioria dos vestibulares, incluindo o Enem, é uma dissertação fundamentada. Isto é, uma redação que seja dissertativo-argumentativo. 

Como Fazer uma Redação do Enem
Como Fazer uma Redação do Enem

Curso de redação online grátis

Você pode fazer um Curso de redação online grátis para melhorar ainda mais seu desempenho no Enem.

O curso vai apresentar técnicas básicas que serão muito úteis na hora de fazer a redação do Enem para ajudar a obter a nota máxima.

Acesse agora o link sobre técnicas de redação e comece a estudar. E ao final do curso de redação online grátis é possível solicitar o certificado de conclusão.

Curso de Redação Online Grátis → Técnicas de Redação

Essa forma de texto permite que o aluno crie uma tese inicial e defenda vários pontos de vista ao decorrer do texto. 

Aqui estão algumas dicas de como fazer uma redação para o Enem. Confira! 

Como Fazer uma Redação do Enem: Tema de redação

Examine o tópico do ensaio (Tema) e leia atentamente o enunciado – este é o principal conselho que afetará sua eficácia geral. Leia e releia a frase e os textos de apoio. Leia também as perguntas do teste. Talvez algumas informações ajudem a escrever o tópico. 

Observe  Esta etapa é necessária para que você não saia do tópico pedido no tema da redação.

Escolha uma Abordagem

Crie seu projeto de texto e selecione uma ideia. Aqui você deve escolher a abordagem e os argumentos que vai usar para defender sua ideia, a tese. Divida as principais idéias, por exemplo, em modo de lista, e num rascunho. Na tese, opte por um tópico que você domine para discutir e expressar seu ponto de vista.

CURSO DE REDAÇÃO

Rascunhe a Primeira Versão da Redação

Nesta fase de rascunhar a redação do Enem, cuide do conteúdo, porém não da gramática ainda. Concentre-se em aproveitar ao máximo seus argumentos. As idéias precisam fazer sentido e devem estar conectadas umas às outras. O texto intimamente associado fortalece seus argumentos e faz com que o corretor não fique constrangido ao lê-lo.

Estrutura Básica de como fazer uma redação para o Enem

  • Introdução da Redação

Escreva o tema e o resumo que irá usar. Não enrole aqui (o famoso encher linguiça aqui não é bom). Recomenda-se que a tese seja lida diretamente e demonstre seu raciocínio. 

Observação Importante Na introdução seus argumentos devem ser usados ​​para convencer qualquer leitor que ele deva continuar lendo sua redação.

  • Desenvolvimento da Redação

Agora é o momento de defender o que foi apresentando na introdução, que a substanciam consistentemente e apresente seus argumentos. Deixe o mais claro possível para que o leitor entenda seu ponto de vista. Para ser organizado, nosso conselho é que você deva criar um parágrafo para cada argumento, abordando todos os assuntos que você deseja considerar.

  • conclusão da Redação

Conclua às idéias apresentadas na introdução, juntamente com os principais argumentos que a justificam, para apoiar a tese e encerrar a discussão. Ao contrário de outros tipos de redação, a redação do Enem deve enviar uma ideia de intervenção social. Para que essa proposta seja efetiva em geral, ela deve se basear nos pontos já levantados na por você durante a redação.

CURSO DE REDAÇÃO

Corrigir a gramática da Redação do Enem

Agora é o momento de corrigir a gramática e revisar se há erros na redação do Enem. Se você tiver dúvidas sobre como escrever uma palavra, tente substituí-la por outra palavra ou frase. Caso tenha alguma frase perdida ou sem sentido na sua redação do Enem e reveja se há uma consistência entre os argumentos. E, caso necessário, faça as alterações.

Texto Legível

Mantenha o texto limpo, este é o último passo, passar o conteúdo para a redação final. É por isso que é tão importante criar o rascunho antes da redação final. Observe o limite da linha e não passe para fora da área de correção. Caprichar na letra também ajuda na empatia de quem vai corrigir e facilita a leitura.

Feito! Agora é só fazer algumas redações em casa como treino. Peça para alguém corrigir e lhe dar feedback.

Você pode fazer um curso grátis → Técnicas de Redação

Cursos grátis para o Enem

O Enem não é só uma redação, são as principais matérias dadas no ensino fundamental e médio. Então é importante o aluno estudar todas essas máterias.

E nossa dica é procura por cursos grátis para o Enem por apostilas ou cursos em vídeo. Brevemente iremos disponibilizar cursos de diversas matérias focadas nas provas do Enem. Acompanhe nosso site!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais