NR10 – Curso de Reciclagem Online e Gratuito

2

Caso precise fazer um Curso de Reciclagem NR10 Online Grátis este post vai te explicar tudo o que precisa!

MATRICULAR AGORA

Desde os anos 60, começou a ganhar espaço no Brasil, a discussão sobre os sérios riscos a que são expostos os profissionais que trabalham com instalações elétricas e prestação de serviços em eletricidade.

Então, justamente, visando solucionar este problema, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 1978, publicou a NR10. 

Porém, logo nos anos seguintes, perceberam a necessidade de atualizar a Norma, já que os números de acidentes envolvendo trabalhadores nestas instalações e serviços no país permaneciam alarmantes.

Vale saber que um dos motivos desse alto índice de acidentes era a recente privatização do setor elétrico do Brasil, que levou as empresas a contratarem funcionários terceirizados, sem a qualificação e experiência necessárias para realizarem os trabalhos de forma segura.

A verdade é que, desde que foi criada, a Norma Regulamentadora 10 recebeu tantas atualizações, que eventualmente ficou conhecida como “nova NR 10” pelos profissionais de SST. E com Reciclagem NR10.

Por exemplo, embora o último texto base da NR 10 tenha começado a ser elaborado em 2001, em 2004, a norma foi modificada, mais uma vez, sendo suas práticas e recomendações utilizadas até os dias atuais, ou até as próximas mudanças.

Qual o Objetivo da NR10?

O principal objetivo da Norma Regulamentadora 10 é estabelecer os requisitos e condições mínimas de segurança que devem ser implementadas no ambiente de trabalho dos profissionais que trabalham em instalações elétricas e prestam serviços que os expõem a riscos envolvendo a eletricidade. 

NR10 - Curso de Reciclagem Online e Gratuito

Dessa forma, a NR10 é a norma responsável por garantir a saúde e a integridade física desses trabalhadores.

A última versão da NR10, que data de 2004, um dos maiores destaques foi utilizar o estabelecido em normas internacionais ou regulamentações técnicas oficiais como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Como pode ser verificado nos itens 10.2.8.3 e 10.3.8 da norma em questão. 

Assim como, também foi estabelecido que as empresas que não respeitarem essas normas estarão sujeitas a multas e penalizações, previstas em cada uma das obrigações explícitas na norma.

MATRICULAR AGORA

O que a empresa precisa fazer para se adequar a NR10?

Primeiramente, a empresa precisa organizar o Prontuário das Instalações Elétricas, um documento em formato de manual. No qual estão estabelecidos os sistemas de segurança elétrica daquela determinada empresa. 

Nesse Prontuário a empresa guarda os documentos, procedimentos, o conjunto de ações e programas. Que mantém ou planeja desenvolver para proteger o profissional dos riscos elétricos existentes.

Portanto a empresa que não possui este prontuário, deve buscar o mais rápido possível profissionais que possam auxiliá-la.

Para adequar a situação da organização quanto ao cumprimento das obrigações da NR 10.

Qual a importância da Reciclagem NR10 para a Saúde e Segurança no Trabalho?

Vale saber que, entre as exigências da Reciclagem NR10, é importante destacar que é obrigatório que todos os profissionais envolvidos com atividades elétricas realizem um treinamento de 40 horas. Que consiste em uma espécie de curso básico de Reciclagem NR10. 

Com conteúdo programático que aborda as principais características do trabalho com eletricidade. Seus riscos, medidas de controle, e técnicas e procedimentos seguros de trabalho em eletricidade.

E não é só isso, para que se mantenham conscientes e atualizados em relação a todo o conteúdo do treinamento da NR10. Estes profissionais precisam participar de novos treinamentos, no mínimo, a cada dois anos.

É muito importante seguir essa norma, pois desde o início de sua vigência, foi possível observar uma queda acentuada nos índices de acidentes. E óbitos envolvendo os profissionais que trabalham com eletricidade.

Logo, nesse sentido, vale investir em cursos, havendo atualmente muitas opções na internet.

E na plataforma Cursos Rápidos Online você encontra o curso de Básico de NR10, excelente para quem precisa fazer Reciclagem NR10.

E é completamente gratuito e online, ou seja, você pode fazer onde quiser, sem mesmo precisar sair de casa, ou seja, a qualquer hora, na hora e local que for melhor para você.

Curso de Básico de Reciclagem NR10

O curso de NR10 estabelece os requisitos e as condições mínimas da implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem em serviços com eletricidade. 

Aplica-se ao curso de Reciclagem NR10 os seguintes tópicos:

  • Fases de geração, transmissão, distribuição;
  • Consumo nas etapas de projeto: construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas;
  • E quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

MATRICULAR AGORA

Metodologia de Ensino para Reciclagem NR10

O Curso é aplicado totalmente Online, com o aluno estudando em casa através de apostilas e, quando se sentir apto.

Irá fazer uma avaliação de Múltipla Escolha, contendo 10 questões, sendo que, para ser aprovado, precisará alcançar média 6,0.

Então só após aprovado, no entanto, poderá solicitar seu Certificado.

Objetivos do Curso para Reciclagem NR10

  • Estudar sobre as garantias da segurança trabalhadores. Assim como manter saudável o ambiente para os que trabalham nas instalações de eletricidade; 
  • Expandir os conceitos dos equipamentos de proteção; 
  • Qualificar a documentação das instalações elétricas; 
  • Apresentar os riscos que envolvem alta tensão.

Validades do Certificado para Reciclagem NR10

O curso oferece certificado, com validade em todo o país, e o mesmo pode ser utilizado em situações como:

  • Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada;
  • Apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo Simplificado. Que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal;
  • Ascensão de Cargo ou Carreira;
  • Horas extracurriculares em Faculdades;
  • Acrescentar ao seu Currículo e concorrer a mais e melhores Vagas no Mercado de Trabalho.

MATRICULAR AGORA

Veja também outros Cursos de NR:

2 Comentários
  1. Wagner prado Diz

    Oi fis o curso queria o diploma

    1. Professor do Cursos Rápidos Grátis Diz

      Olá Wagner,

      Após fazer a avaliação é só escolher a opção de solicitar o certificado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais