Curso de Teologia Grátis com Certificado

certificado grátis

Certificado Grátis

Estamos com uma promoção limitadíssima!

SOLICITE 2 CERTIFICADOS E
GANHE OUTRO GRÁTIS

MATRICULAR AGORA

Teologia, do grego “theos” (Deus) + “logos”, por extensão, “logia” (estudo). O que significa que Teologia é o estudo sobre Deus.

E é o conhecimento relacionado à divindade e sua relação com o mundo e com os homens. 

Na verdade, a Teologia é um estudo bem complexo, já que precisa levar em conta uma série de fatores, principalmente, seu contexto histórico.

Assim como, a doutrina, os textos sagrados, as tradições religiosas, a sua influência em áreas do conhecimento, como Antropologia e Sociologia.

Vale saber que a primeira vez que o conceito de teologia apareceu foi através de Platão, no diálogo “A República”.

Quando se referiu à compreensão da natureza divina por meio da razão, em oposição à compreensão literária própria da poesia, feita por seus conterrâneos.

Curso de Teologia Grátis

Curso de Teologia Grátis

O curso de Teologia 

Se engana quem pensa que apenas pessoas que pertencem á alguma ordem religiosa podem estudar Teologia. Na verdade, qualquer um pode se aprofundar nesse campo, existindo graduações e cursos livres voltados a esse estudo.

Embora as Escrituras Sagradas ou, simplesmente, Bíblia, basicamente, seja o foco central da Teologia, sendo estudada, discutida e aprendida.

E estudar Teologia vai bem mais além disso, abrangendo as questões mais intrigantes do ser humano. 

Portanto como foi dito, o estudo de Teologia não é voltado apenas a Padres, Pastores, dentre outros religiosos.

Mais importante é que muitas pessoas escolhem o curso de Teologia apenas buscando aprimorar seus conhecimentos.

MATRICULAR AGORA

E para acrescentar conteúdos relevantes em suas profissões, como, por exemplo, no caso de filósofos, cientistas, pesquisadores, arqueólogos…

Mas, claro, a grande maioria estuda Teologia, certamente, para se aprofundar nas Escrituras Sagradas. E passar para outras pessoas ensinamentos e doutrinas. 

Quem investe em um curso de Teologia, sem dúvida, acaba percebendo a história de outras formas, entendendo as premissas do Cristianismo.

Teologia é a Pesquisa para a Religião

Desenvolvendo a prática da pesquisa, além de um perfil voltado à comunidade e ao convívio social.

Ao contrário do que muitos imaginam, o aluno de Teologia costuma ser incentivado ao diálogo com todas as formas de expressão religiosa.

Portanto, se tornando uma pessoa mais aberta e consciente, tendo amplos conhecimentos da diversidade de culturas religiosas presentes no país.

Além do fato do curso de Teologia enfatizar conhecimentos relacionados à religião Cristã, certamente, possui disciplinas que envolvem sua história e princípios.

Assim, o aluno acaba percorrendo toda a História do Cristianismo, desde a Teologia Antiga e Medieval até suas recentes manifestações.

Mas, claro, como não poderia ser diferente, o aluno faz um aprofundado estudo do texto bíblico nas disciplinas de Exegese do Antigo e Novo Testamento.

E sendo assim, desenvolve as bases de interpretação nas disciplinas Filosofia e Hermenêutica.

cursos de teologia

cursos de teologia

No mais, no curso o aluno vai conhecer as diversas correntes da Teologia, como as que listaremos abaixo:

Diversas Correntes da Teologia

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática, são temas dentro  da teologia, os quais seguem fatos teológicos, formando um sistema específico de estudo: 

  • Própria – estuda Deus, o Pai.
  • Cristologia – estuda Deus, o Filho, Jesus Cristo. 
  • Pneumatologia – estuda o Espírito Santo. 
  • Angelologia – estuda os anjos. 
  • Antropologia cristã – estuda a humanidade. 
  • Bibliologia – estuda a Bíblia. 
  • Eclesiologia – estuda as igrejas. 
  • Soteriologia – estuda a salvação. 
  • Demonologia – estuda os demônios sob sua perspectiva cristã.
  • Hamartiologia – estuda o pecado. 
  • Escatologia – estuda o fim dos tempos. 

MATRICULAR AGORA

Teologia da Libertação

Fundada pelo sacerdote peruano Gustavo Gutierrez, a Teologia da Libertação é uma corrente humanista. A qual procura interpretar a Bíblia através do sofrimento dos pobres e pela luta dos cristãos frente às injustiças sociais.

A Teologia da Libertação, praticadas pelos bispos e sacerdotes da América Latina, foi criticada pela hierarquia católica, por apoiar revoluções violentas e lutas de classes.

E no Brasil, o grande defensor da Teologia da Libertação foi o teólogo Leonardo Boff, que ficou conhecido pela defesa das causas sociais.

Teologia da Prosperidade

Também conhecida como “confissões positivas” ou “Evangelho da saúde e da prosperidade”. 

Porque a Teologia da Prosperidade é um conjunto de princípios que busca fazer com que os fiéis entendam, através de textos bíblicos. Que Deus tem saúde e bênçãos materiais para entregar ao povo, bastando para isso que tenham fé.

A “confissão positiva” surgiu, basicamente, de algumas seitas sincréticas, no início do século XX,  nos Estados Unidos.

Tendo como base a metafísica, prega que a realidade está além do âmbito físico e que a mente humana pode controlar a esfera espiritual, principalmente, em relação à cura de enfermidades.

Criada pelo pastor americano Essek William Kenyon, a teologia da prosperidade foi divulgada por Kenneth Hagin e adotada pelas igrejas neopentecostais, que fazem parte do grupo de religiões evangélicas.

Entre elas, a Internacional da Graça de Deus, Universal do Reino de Deus, Renascer em Cristo e a Igreja mundial do Poder de Deus.

MATRICULAR AGORA

Teologia Reformada

A Teologia Reformada não é uma teologia uniforme, apresentando diferentes manifestações.

Portanto ela estabelece qualquer sistema de crença que tenha suas raízes na Reforma Protestante do século 16. Na obra de Calvino e de outros reformadores, assim como, em documentos produzidos durante esse período.

A Teologia Reformada abrange as igrejas presbiterianas e muitas igrejas congregacionais, batistas, entre outras.

teologia

teologia

Teologia Contemporânea

Teologia Contemporânea, como o próprio nome sugere, é a teologia dos dias de hoje, a qual teve influência de diversas outras tendências teológicas, como: 

  • Teologia Bíblica,
  • Teologia Católica,
  • Teologia Protestante,
  • Teologia Natural,
  • Teologia Especulativa.

Surgiu no início do século XX, com o pastor Karl Barth, buscando reaver a natureza e sentido da Bíblia como padrão de fé e prática da igreja.

Porque estuda Deus no contexto atual, assim como, a evolução dos dogmas e dos pensamentos formados a respeito das doutrinas bíblicas no contexto que estamos inseridos.

A Teologia Contemporânea pode receber várias designações, como:

  • Teologia Modernista,
  • Teologia Neomodernista,
  • Teologia da Esperança e
  • Teologia do Evangelho Social.

Onde atua o profissional de Teologia?

Como é possível imaginar, a maioria dos interessados em Teologia busca o curso para dar início à sua vida religiosa, na prática do Sacerdócio.

E Assim, um teólogo pode buscar uma formação complementar e se dedicar à vida de padre ou pastor.

Portanto o profissional pode trabalhar em capelas de hospitais, escolas, instituições militares, entre outras e, claro, ministrar práticas religiosas.

Mas, também é possível ministrar aulas de ensino religioso e realizar estudos nesse campo.

Além de, também, realizar revisão em livros e materiais didáticos, e consultoria sobre o assunto.

MATRICULAR AGORA

Onde fazer o curso de Teologia

Além de existir faculdades que oferecem o ensino, a nível de graduação, tanto de forma presencial como na modalidade de EAD. 

Mas, também é possível se aprofundar e fazer o curso de Teologia de forma online, através de plataformas reconhecidas no mercado pela sua qualidade, como é o caso da Cursos Rápidos Grátis

E na plataforma, o aluno vai encontrar diferentes cursos voltados á temática de Teologia e, caso tenha interesse, ainda poderá solicitar um certificado ao final do curso. 

Confira abaixo alguns cursos oferecidos sobre religião:

MATRICULAR AGORA

Central de Atendimento ao Aluno

Nossa equipe de orientadores está sempre a disposição. Temos sistema criterioso com a seleção de material acadêmico e didático-pedagógicos.

Clique Aqui

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta-Feira das 10:00 às 22:00 Horas e aos Sábados das 09:00 às 17:00 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *