Características para se tornar um bom líder

0

Leia o artigo e descubra as principais características para se tornar um bom líder!

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as exigências na hora das contratações acabam sendo bem maiores. E a busca por um bom líder talvez seja o maior de todos os desafios.  Mas, afinal, quais seriam as características de um bom líder?

E é exatamente isso que vamos ver agora, o que é um líder, sua importância e principais características. Confira!

O que é um líder 

Líder, basicamente, é uma pessoa capaz de liderar e inspirar as outras ao seu redor. Isso pode até parecer simples mas, acredite, não é. É extremamente difícil encontrar pessoas com a capacidade de liderança. 

O líder possui um papel fundamental dentro de qualquer empresa, ele quem vai incentivar a equipe, motivá-la a alcançar os resultados esperados.

Um líder conduz a equipe em prol de um objetivo em comum que transmite confiança, respeito, e além de supervisionar, acompanha e ajuda seus colaboradores em todo o processo de trabalho.

Embora algumas pessoas já tenham na própria personalidade alguns traços de liderança, para ser um bom líder é preciso desenvolver um conjunto de características e habilidades para, de fato, poder assumir um papel de liderança.

Chefe X líder

É fácil encontrar quem confunda ser líder com ser chefe, porém, são coisas diferentes. Para adquirir as características de um bom líder é preciso muito estudo.

Enquanto um chefe representa superioridade, aquela pessoa com mais poderes dentro da empresa, e nem sempre acessível, por outro lado, o líder pode estar no mesmo patamar hierárquico que você, mas é uma pessoa que motiva o time para garantir que a produtividade do trabalho esteja sempre alta.

Se por um lado o chefe pauta sua autoridade no cargo que ocupa, o líder conquista o respeito dos colaboradores no dia a dia, na prática, nos exemplos dentro da empresa.

Um líder costuma tranquilizar os colaboradores, deixar o ambiente mais pacífico e equilibrado e, ao invés de transmitir rigidez, busca constantemente se desenvolver para se qualificar ainda mais, ao mesmo tempo que procura ter uma boa relação com toda a equipe.

Ou seja, um líder passa uma imagem inspiradora, conseguindo motivar toda a equipe através de sua própria conduta.

Características para se tornar um bom líder

Como já foi dito, algumas características já nascem com o líder, outras não, mas de qualquer forma, elas precisam ser lapidadas ou desenvolvidas. Confira abaixo quais as principais características de um bom líder: 

Saber se comunicar: é impossível motivar e instruir outras pessoas sem uma boa comunicação entre ambas as partes, ou seja, é importante saber escutar o que a equipe tem a dizer e falar quando for necessário.

Saber tomar decisões: tomar decisões acertadas, com embasamento é uma das principais características de um bom líder, já sabendo que a responsabilidade será toda sua se algo der errado.  

Ser acessível: um bom líder deve ser capaz de orientar bem a equipe, ouvi-la, dar feedbacks que os auxiliem a melhorar e realizar um trabalho melhor. 

Transmitir segurança: ao invés de intimidar  sua equipe, um bom líder deve incentivar, ou seja, encorajar seus colaboradores, o que pode ser feito ao passar segurança, confiança, tranquilidade na hora de delegar e gerir grupos. 

Criar expectativas claras: um bom líder deve ser claro quanto ao que espera da equipe, mostrando a importância e o impacto do trabalho dentro da empresa como um todo. 

Desafiar a equipe: um bom líder sabe promover o aumento do interesse e, até mesmo, a satisfação profissional da equipe ao realizar o melhor que podem suas tarefas, fazendo com que saiam de suas zonas de conforto.

Dar bom exemplo: é fundamental que um bom líder dê bom exemplo, fazendo com que seus subordinados se espelhem em seus atos.  Se não cumprir horários, prazos ou costuma desmarcar compromissos com frequência, com certeza, será mal visto por toda a equipe e, consequentemente, desmotivará os colaboradores a realizar um bom trabalho.

Reconhecer esforços: mais do que apenas reconhecer um bom desempenho, um bom líder deve procurar recompensar quem fez um bom trabalho, seja com um bônus financeiro, viagens, folgas ou flexibilidade de horários, por exemplo

Ter integridade: um bom líder deve saber reconhecer seus próprios erros, fornecer feedbacks sinceros e creditar os colaboradores por seus feitos, isso tudo atrai confiança, segurança e credibilidade.

Assumir responsabilidades: um bom líder assume as responsabilidades pelo que faz e, também, por seus liderados, só dessa forma irá transmitir confiança para os colaboradores.

Como melhorar minha capacidade de liderança?

Características para se tornar um bom líder

Mesmo que já tenha algumas características naturais de um bom líder, como, por exemplo, iniciativa em tomar decisões, boa capacidade de comunicação ou transmitir confiança e ser carismático, é fundamental que as trabalhe e desenvolva, e para isso, nada melhor do que investir em bons livros, artigos sobre o assunto ou, melhor ainda, em cursos, já existindo muitas opções online e, até mesmo, gratuitas.

Enfim, o mercado está cada vez mais competitivo e toda a empresa busca pessoas de liderança em suas equipes, por isso, quanto mais se preparar para disputar uma vaga de emprego, mais vai ganhar pontos e sair na frente de seus adversários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais