Funcionário ideal: Dicas Para Acertar na Contratação

O processo de contratação é sempre uma etapa trabalhosa que requer muita atenção. As fases de recrutamento e seleção são de extrema importância, pois elas ditam o êxito na conclusão do processo. Pois escolher um currículo entre tantos que se candidatam a mesma vaga não é uma tarefa fácil e, conseguir selecionar o funcionário ideal em meio a diversas entrevistas exige muita sabedoria.

Para evitar erros durante o processo, é importante que a empresa trace o perfil do funcionário, especificando o que espera do mesmo e, o que tem a oferecer para que ele se desenvolva profissionalmente.  A definição de boas estratégias de seleção é de extrema importância na hora de contratar um funcionário. Pois, é por meio do processo seletivo que se torna possível conhecer melhor os candidatos e verificar qual deles tem o perfil desejado pela empresa.

recrutamento e selecao

Para realizar uma boa contratação e não correr o risco de fazer uma escolha equivocada é preciso planejar as etapas do processo seletivo. Com isso, é preciso traçar métricas para identificar as competências, qualidades, trajetória profissional e aspectos da personalidade do candidato. Pensando nisso, separamos algumas dicas para não errar na contratação. São elas:

Dica 1:  Defina o perfil do profissional que a empresa procura

Um dos principais passos para evitar erros na contratação de um novo funcionário é a definição prévia do perfil do profissional que a empresa procura e, dos requisitos básicos para o preenchimento da vaga. A partir disso, a empresa conseguirá realizar uma escolha mais assertiva, pautada em uma base sólida. Além disso, é garantido o alinhamento do candidato à vaga, de forma a facilitar a procura por pessoas que tenham o maior número de compatibilidade possível com o cargo.

Dica 2: Estabeleça um formato para o processo seletivo

O planejamento do processo de seleção é de extrema importância para agilizar o andamento das etapas subsequentes. Para isso, é preciso definir como serão os procedimentos e pensar em todos os detalhes de cada uma das etapas. É necessário definir quem fará o processo, quais serão as etapas e os prazos para que elas aconteçam, entre outros detalhes. Além disso, preparar o material com antecedência e escolher um local adequado para realizar a seleção é extremamente importante.

Dica 3: Realize um checklist com informações relevantes

É sempre importante estabelecer um roteiro de entrevista. Separar as perguntas essenciais e complementares, é um precioso passo para a fluidez correta das perguntas e respostas. Pois, geralmente durante a entrevista, o recrutador extrai tantas informações do candidato que, caso não tenha roteiro, pode se perder, deixando questões importantes para trás. Por isso, é importante fazer um checklist com tudo o que precisa abordar para que, na hora do encontro, não esqueça de nada.

Dica 4: Se atente para as competências do candidato

Muitos currículos estão recheados de informações que precisam ser esclarecidas. A avaliação das Hard Skills, habilidades que conseguimos atribuir e ensinar, e das Soft skills, habilidades relacionadas a forma como o profissional se relaciona com outras pessoas, é importantíssima para obter um resultado positivo no processo seletivo. Para identificar e comprovar as informações e habilidades é preciso criar situações hipotéticas e perguntar como o candidato agiria mediante a cada uma delas.

Dica 5: Fique atento aos detalhes

Os detalhes sempre fazem a diferença na hora de contratar um funcionário. Por isso, é necessário confrontá-lo sobre as experiências relatadas no currículo. Além disso, observar a coerência das respostas dadas e se certificar que o candidato não tem dúvidas sobre a vaga e suas atribuições, é essencial para não haver problemas futuros.

Conheça a Jobconvo, melhor software de recrutamento e seleção para sua empresa!

É importante realizar um processo de recrutamento e seleção bastante sucinto, com perguntas e dinâmicas que façam os candidatos mostrarem suas habilidades e competências. Desse modo, a assertividade na contratação é garantida.

E você que busca um emprego fique ligado nessas dicas, qualifique-se faça cursos online grátis aqui para melhorar seu currículo e ter mais chances com os recrutadores. São mais de 2000 cursos online gratuitos com certificados válidos em todo o Brasil. Acesse agora a lista de lista de cursos e escolha o seu:

ESCOLHER CURSO AGORA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *