Cursos Para Professor Titular Online e Gratuito

0

Entenda tudo o que você precisa saber sobre titularidade de professores e como se torna um professor titular. Os cursos online podem influenciar positivamente nisso com as horas complementares

Para se apropriar da titularidade de professor são necessárias diversas etapas, sendo a primeira o ingresso em uma graduação. Em seguida pode-se escolher entre duas modalidades de pós-graduação, a lato sensu e stricto sensu.

A lato sensu se refere ao programa de pós-graduação que não agrega título acadêmico, somente um certificado de especialista. Elas são de curta duração e têm finalidade em formar o estudante em competências técnicas específicas. São eles as especializações e os MBAs.

Enquanto a pós-graduação compreendida como stricto sensu, ao contrário da especialização, confere o título de mestre ou doutor – dependendo da modalidade escolhida. Eles têm longa duração e visam formar profissionais pesquisadores e professores universitários.

Após obter o título de doutorado, o pesquisador também pode realizar pós-doutorado, que apesar de se parecer com os programas de mestrado e doutorado pode melhorar a titularidade de professor. Sendo o que se compreende ao grau de livre-docente. Nome este que se refere à qualidade de poder realizar uma tese por conta própria.

MATRICULAR EM CURSO AGORA

O que Significa Titularidade de Professor?

Todo professor concursado pode participar do plano de carreira organizado pelo governo a fim de trazer melhorias para o ensino-aprendizado nas escolas. Esse plano de carreira além de visar o crescimento da escola também propicia incentivo à formação continuada dos professores.

De forma que quanto mais eles estudem, mais gratificações recebem. Essas gratificações são por meios de titularidade de professor e salário.

Essa formação continuada por ser realizada através de cursos de pós-graduação e, até mesmo, com cursos livres. Desde que cumpram os requisitos estabelecidos pelo programa de Titularidade de Professor.

A Trajetória Docente  para Conseguir Titularidade de Professor

  • Titularidade para Professor assistente:  Assume um cargo temporário para cobrir, normalmente, aulas de um professor afastado. Em algumas faculdades, o professor assistente é aquele que está na pós-graduação em outras ele é um profissional concursado.
  • Titularidade para Professor colaborador:  Geralmente tem como função avaliar docentes que tenham algum interesse em fazer parte do quadro oficial da faculdade. Esse cargo também é considerado temporário e aceita voluntários.
  • Titularidade para Professor doutor:  Considerado o primeiro cargo oficial de um professor de universidade pública. É destinado exclusivamente para quem tem grau de doutor.
  • Titularidade para Professor titular:  O professor que é nomeado titular tem a total liberdade de envolver-se em assuntos administrativos e é considerado, na universidade, autoridade em sua área.
  • Honoris causa: É um título especial, dessa forma, ele não está na hierarquia acadêmica. Ele é concedido para profissionais que fizeram contribuições significativas para ciência, ao conhecimento, às artes e humanidade.

Cursos Online Podem Melhorar o currículo do Professor Titular 

Cursos Para Professor Titular Online e Gratuito

Para obter o benefício à titularidade de professor é necessário cumprir diversas regras estabelecidas, dentre elas a conclusão de cursos de capacitação. Nesses cursos de capacitação estão incluídos os chamados cursos livres.

Cursos livres são cursos de Educação Profissional que não agregam grau de titularidade. Eles têm base legal através do Decreto n° 5.154/04 e na Portaria N° 008/02. E podem ser realizados por qualquer pessoa, por não exigir grau de escolaridade anterior.

Esses cursos são feitos tanto presencialmente quanto a distância. Outra característica dos cursos livres é que eles têm durabilidade variável, podendo ser de algumas horas ou alguns meses.

Além disso, cabe lembrar que, esses cursos não são especificamente voltados para o programa de titularidade de professor, eles são abrangentes para conquistar qualquer público que necessite fazer cursos online.

Neste post, você conferiu o significado de titularidade de professor, qual a trajetória formal de um professor e como os cursos online podem influenciar no avanço da titularidade docente. Se você gosta de conteúdos assim, continue acompanhando nosso site para saber mais sobre titularidade de professor e outros assuntos.

ESCOLHER CURSO AGORA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais