Cursos Grátis com Certificados para Comprovação de Horas Complementares

A necessidade de ter comprovação de horas complementares para tudo é uma exigência do mercado que cresce a cada dia. Isso porque tudo tem se tornado mais fácil o acesso à informação e ao conhecimento.

Você já viu uma vaga de emprego exigindo experiência ou conhecimento na área? Até mesmo nível de inglês avançado, comprovado através de curso ou certificação por meio de um exame como o TOEFL? Talvez na faculdade tenha se deparado com uma tal de atividades complementares. Pois bem, tudo isso são comprovação de horas complementares. Apenas o que muda é finalidade.

Mas o que é exatamente comprovação de horas complementares? Venha conferir!

comprovação de horas complementares

comprovação de horas complementares

  • O que é comprovação de horas complementares?

A comprovação de horas complementares é uma maneira de atestar a veracidade de um conhecimento e/ou experiência que pode ser contribuída para um determinado fim, seja ele empregatício ou para crescimento profissional ou pessoal.

Apesar de a comprovação de horas complementares ser atestada por diversas experiências e para diversas finalidades, neste post será enfatizado como utilizar os cursos grátis com certificados para comprovação de horas complementares para atividades acadêmicas extracurriculares. Para isso, é preciso saber o que significa horas complementares nesse contexto.

MATRICULAR AGORA

O Conceito de Horas Complementares

Na matriz curricular de todo estudante ingresso no ensino superior há uma disciplina de atividades-científico-culturais. Essa disciplina tem como objetivo melhorar a experiência acadêmica na universidade, propiciando meios para crescimento cultural, profissional e pessoal.

Ela contempla até 20% de carga horária e pode ser cumprida do começo do curso até o final, pois não é uma disciplina comum. Nessa matéria, o discente que deve buscar por atividades relacionadas ao seu curso e formalizar com a entrega de um relatório e certificado ou somente certificado.

A comprovação de horas para fins universitários pode ser realizado por meio de diversas atividades, como: seminários, monitoria, publicação de artigos, estágios não obrigatórios, intercâmbio, trabalho voluntário, participação em congressos, conferências e palestras, além de cursos que dispõem de certificados.

  • Qual a importância do Certificado na Comprovação de Horas?

O certificado, online ou físico, é um documento utilizado para comprovar a efetivação do curso realizado. Nele há informações importantes sobre o curso, como: grade curricular, carga horária, período realizado, se há validade, nome e assinatura da instituição que ofertou.

Todas essas informações são necessárias para identificar se o curso escolhido abrange os critérios instituídos pela instituição para validá-lo como hora complementar. 

  • Como utilizar cursos grátis para comprovação de horas?

Na internet é possível encontrar diversas instituições de qualidade que oferecem cursos grátis e com certificados. Esses cursos podem ser realizados tanto presencialmente como à distância.

Eles são cursos livres que independem de qualquer pré-requisito para ser cursado. É só escolher uma instituição, fazer o curso e solicitar o certificado. Depois disso é só fazer a comprovação de horas complementares juntamente com a faculdade.

O trâmite de comprovação de horas complementares se diferencia de instituição para instituição, mas normalmente as faculdades utilizam duas opções para registrarem as atividades extracurriculares dos acadêmicos.

ESCOLHER CURSO AGORA

Na primeira maneira de registro de comprovação de horas complementares, o discente precisa fazer um relatório de cada atividade realizada, anexar o certificado e/ou xerox e entregar na secretaria do curso. Enquanto na segunda maneira o estudante só precisa imprimir um documento com as informações de todas as atividades realizadas e anexar os certificados e/ou xerox.

Em algumas, o aluno também precisa fazer o cadastro das horas atividades através do sistema da universidade. Mas como dito anteriormente, todas essas questões se diferem entre faculdades.

comprovação horas complementares

comprovação horas complementares

Você gostou dessa publicação sobre o funcionamento da comprovação de horas complementares com cursos grátis? Lembrou-se de outras situações que utilizam a comprovação de horas complementares? Quer ler mais matérias sobre este ou outros assuntos? Então continue acompanhando as novidades que sempre têm por aqui.

MATRICULAR CURSO ONLINE AGORA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *