Como Fazer uma Redação do Enem

O rascunho é importante de Como Fazer uma Redação do Enem bem-sucedida!

A estrutura de redação do Enem é diferente de outros exames de admissão, porque pede que os candidatos tenham uma visão crítica ou aplicada dos assuntos atuais. Este é um texto fundamentado em dissertativo-argumentativo.

O foco do MEC inclui a criação de uma tese sobre o tópico apresentado no tema da redação. Depois, você precisa manter um ponto de vista (introdução); Argumentos (Desenvolvimento); e uma proposta de intervenção (conclusão). Esta é a regra oficial de como fazer uma redação do Enem.

A estrutura de como fazer uma redação para o Enem escolhida pela maioria dos vestibulares, incluindo o Enem, é uma dissertação fundamentada. Isto é, uma redação que seja dissertativo-argumentativo. 

Como Fazer uma Redação do Enem

Curso de redação online grátis

Você pode fazer um Curso de redação online grátis para melhorar ainda mais seu desempenho no Enem.

O curso vai apresentar técnicas básicas que serão muito úteis na hora de fazer a redação do Enem para ajudar a obter a nota máxima.

Acesse agora o link sobre técnicas de redação e comece a estudar. E ao final do curso de redação online grátis é possível solicitar o certificado de conclusão.

Curso de Redação Online Grátis → Técnicas de Redação

Essa forma de texto permite que o aluno crie uma tese inicial e defenda vários pontos de vista ao decorrer do texto. 

Aqui estão algumas dicas de como fazer uma redação para o Enem. Confira! 

Como Fazer uma Redação do Enem: Tema de redação

Examine o tópico do ensaio (Tema) e leia atentamente o enunciado – este é o principal conselho que afetará sua eficácia geral. Leia e releia a frase e os textos de apoio. Leia também as perguntas do teste. Talvez algumas informações ajudem a escrever o tópico. 

Observe  Esta etapa é necessária para que você não saia do tópico pedido no tema da redação.

Escolha uma Abordagem

Crie seu projeto de texto e selecione uma ideia. Aqui você deve escolher a abordagem e os argumentos que vai usar para defender sua ideia, a tese. Divida as principais idéias, por exemplo, em modo de lista, e num rascunho. Na tese, opte por um tópico que você domine para discutir e expressar seu ponto de vista.

CURSO DE REDAÇÃO

Rascunhe a Primeira Versão da Redação

Nesta fase de rascunhar a redação do Enem, cuide do conteúdo, porém não da gramática ainda. Concentre-se em aproveitar ao máximo seus argumentos. As idéias precisam fazer sentido e devem estar conectadas umas às outras. O texto intimamente associado fortalece seus argumentos e faz com que o corretor não fique constrangido ao lê-lo.

Estrutura Básica de como fazer uma redação para o Enem

  • Introdução da Redação

Escreva o tema e o resumo que irá usar. Não enrole aqui (o famoso encher linguiça aqui não é bom). Recomenda-se que a tese seja lida diretamente e demonstre seu raciocínio. 

Observação Importante Na introdução seus argumentos devem ser usados ​​para convencer qualquer leitor que ele deva continuar lendo sua redação.

  • Desenvolvimento da Redação

Agora é o momento de defender o que foi apresentando na introdução, que a substanciam consistentemente e apresente seus argumentos. Deixe o mais claro possível para que o leitor entenda seu ponto de vista. Para ser organizado, nosso conselho é que você deva criar um parágrafo para cada argumento, abordando todos os assuntos que você deseja considerar.

  • conclusão da Redação

Conclua às idéias apresentadas na introdução, juntamente com os principais argumentos que a justificam, para apoiar a tese e encerrar a discussão. Ao contrário de outros tipos de redação, a redação do Enem deve enviar uma ideia de intervenção social. Para que essa proposta seja efetiva em geral, ela deve se basear nos pontos já levantados na por você durante a redação.

CURSO DE REDAÇÃO

Corrigir a gramática da Redação do Enem

Agora é o momento de corrigir a gramática e revisar se há erros na redação do Enem. Se você tiver dúvidas sobre como escrever uma palavra, tente substituí-la por outra palavra ou frase. Caso tenha alguma frase perdida ou sem sentido na sua redação do Enem e reveja se há uma consistência entre os argumentos. E, caso necessário, faça as alterações.

Texto Legível

Mantenha o texto limpo, este é o último passo, passar o conteúdo para a redação final. É por isso que é tão importante criar o rascunho antes da redação final. Observe o limite da linha e não passe para fora da área de correção. Caprichar na letra também ajuda na empatia de quem vai corrigir e facilita a leitura.

Feito! Agora é só fazer algumas redações em casa como treino. Peça para alguém corrigir e lhe dar feedback.

Você pode fazer um curso grátis → Técnicas de Redação

Cursos grátis para o Enem

O Enem não é só uma redação, são as principais matérias dadas no ensino fundamental e médio. Então é importante o aluno estudar todas essas máterias.

E nossa dica é procura por cursos grátis para o Enem por apostilas ou cursos em vídeo. Brevemente iremos disponibilizar cursos de diversas matérias focadas nas provas do Enem. Acompanhe nosso site!

Redação
Comentários (0)
Adicione cometário